Taekwondo

O Taekwondo é uma Arte Marcial que conjuga harmoniosamente movimentos e técnicas de defesa e ataque, com velocidade, equilíbrio e ritmo, resultando num conjunto de belos movimentos que constróiem e aperfeiçoam o espírito de quem o pratica.
O praticante desenvolve interiormente a cortesia, a integridade, a perseverança, o autodomínio e um espíírito indomável, princípios estes que são a base de uma disciplina desenvolvida.
A palavra Taekwondo significa arte ou método de destruir com a mão ou punho, de saltar ou voar e esmagar com o pé. Ou seja, empregando as mãos, punhos (braços), pontapés voadores (pernas e pés), esquivas, luxações, projecções, imobilizações e varrimentos, o praticante imobiliza com rapidez o oponente.
Porém, este é apenas o lado físico desta arte (preparação física) que tem como base o lado espiritual, intelectual e criativo. O praticante desenvolve o respeito mútuo, agindo de uma forma íntegra. Utiliza a sua sabedoria como defesa e nunca como ataque, levando-o a eliminar a luta e a violência.
Os praticantes desenvolvem entre si, uma amizade mutua e respeitada, fazendo disso um orgulho desportivo.

Retirado da obra: TAEKWONDO COMBATE, de Chung Sun-Yong, 1976

Origem do Taekwondo

O Taekwondo teve origem na Coreia e os seus vestígios datam de 2.333 a.C.
Sem existirem porém certezas acerca da sua origem, comparam-se as semelhanças que existem entre as danças, rituais e lutas que os estados tribais realizavam em honra aos seus deuses, com as técnicas actualmente usadas. Durante a caça, estas tribos usavam as partes mais fortes do corpo para a sua defesa e ataque. A sistematização destes movimentos e técnicas é, provavelmente a base do Taekwondo.
Foi desenvolvido inicialmente com o objectivo de ensinar militares, porém o aperfeiçoamento das suas técnicas deu origem a uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo.
A partir da década de sessenta, esta arte marcial expandiu-se pela Europa e chegou a Portugal pela mão do Mestre Chung (1974).
Em toda a modalidade comunica-se em coreano, começando pelo seu próprio nome, ou seja, Tae Kwon Do. Estas três palavras coreanas escrevem-se com os caracteres que se observam no lado esquerdo desta página.
Em 1988 (Seul) esta Arte Marcial chegou aos Jogos Olímpicos como modalidade de demonstração e em 2000 (Sidney) como modalidade de competição.

Vantagens

De acordo com dados clínicos (médico 1º Dan de Taekwondo nos EUA) o treino de Taekwondo desenvolve toda a massa muscular, não havendo benefício de uns músculos em relação a outros. Estes, no entanto, não se tornam excessivamente grandes, pois isso leva a que os vasos sanguíneos se comprimam, desfavorecendo a irrigação. Ao contrário, os músculos tornar-se-ão fortes com o crescente ritmo de treino, favorecendo a resistência física, irrigação sanguínea, flexibilidade e bem estar.

Verifica-se:
- Melhor capacidade de trabalho dos pulmões;
- Aumento da capacidade dos vasos sanguíneos, tornando-os mais flexíveis e reduzindo a resistência ao fluxo sanguíneo, baixando a tenção arterial;
- Aumento das reservas de sangue, especialmente glóbulos vermelhos e hemoglobina.
- A oxigenação dos tecidos;
- Resistência do músculo cardíaco;
- Qualidade em alturas de repouso (sono e descanso).


Tae

Significa saltar, voar, esmagar com os pés.

Kwon

Significa bater ou destruir com as mãos.

Do

Significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.

Voltar ao topo